O QUE É OSTEOPOROSE?
 
Osteoporose é uma condição mais frequente em mulheres acima de 45 anos, podendo progredir com o passar da idade, dado que ganhamos medula óssea até os 20 anos e perdemos com mais velocidade depois dos 40. Essa condição deixa os ossos mais frágeis e mais porosos.
 
SINTOMAS E DIAGNÓSTICO
A osteoporose não apresenta sintomas e é diagnosticada apenas quando está em estado avançado, pela dor crônica, ou quando acontece alguma fratura.
A confirmação da doença costuma vir no resultado da densitometria óssea, teste em geral solicitado a partir dos 45 anos para as mulheres e dos 65 anos para os homens.
O exame é feito por um aparelho de raio X que se move sobre os ossos analisados. A máquina envia a um computador os valores de massa óssea obtidos. Na tela, visualiza-se a coluna lombar e o fêmur, um dos ossos mais propensos a fraturas decorrentes da osteoporose.
 
Fatores de risco
– Predisposição genética
– Envelhecimento
– Dieta pobre em cálcio
– Sedentarismo
– Abuso de álcool
– Tabagismo
– Menopausa
– Uso abusivo de remédios à base de corticoides
– Diabetes
– Disfunções na tireoide
 
TRATAMENTO
Em primeiro lugar tenta-se um tratamento com uma dieta rica em cálcio e vitamina D. Se a dieta não for suficiente, é indicado suplementos mineral e da vitamina. Caso esse método não dê certo, por questões como a osteoporose já estar instaurada nos ossos, entram os remédios. Os remédios podem melhorar a resistência do osso e impedir a degeneração, além de incentivar a reconstrução.
 
PREVENÇÃO
A ingestão de cálcio é imprescindível para a renovação óssea: o ideal é 1 000 miligramas por dia – o equivalente a quatro porções lácteas. Embora outros alimentos também tenham alto teor de cálcio, como brócolis e folhas verde-escuras, o nutriente é mais abundante em leite e derivados.
A vitamina D é importante nesse processo. Sem ela, a absorção do mineral fica prejudicada. A recomendação é de 400 e 600 miligramas diários dessas vitaminas. Como poucos alimentos são ricos no nutriente, o banho de sol é a solução – com 15 minutos diários, sem protetor, a vitamina D chega ao intestino e ajuda a incorporar o cálcio.
Exercícios físicos de impacto, que estimulam a formação de massa óssea, também são imprescindíveis. E fora que estimulam o ganho de massa e força muscular, um fator importante na prevenção das quedas.
(Fonte: www.saude.abril.com.br)

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